Conheça 6 dos transtornos emocionais mais comuns entre os pacientes e seus sinais
Transtornos emocionais, ou mentais, são definidos comumente como alterações de tipo intelectual, emocional ou comportamental em um indivíduo.
São problemas que podem surgir de diferentes origens e se não tratados da maneira devida desencadeiam uma série de problemas de convivência e de autoimagem para o paciente.
Abaixo listamos 6 dos transtornos mais comuns e como você pode identificar para procurar ajuda seja para você, ou para alguém que seja próximo. Vamos a eles?
1. Ansiedade
Transtornos de ansiedade são um dos problemas que mais levam pessoas a procurar acompanhamento psicológico. Dentre seus principais sintomas estão a sensação de desconforto, tensão ou medo provocados pela antecipação de um perigo iminente ou de algo desconhecido deixando a pessoa em estado de alerta constante.
Se recomenda a realização de psicoterapia para entender de onde vem essa sensação que causa o gatilho para a ansiedade, em alguns casos pode-se indicar consultas ao psiquiatra podendo prescrever remédios que ajudam a diminuir os efeitos do transtorno.
2. Depressão
Depressão define-se como um estado de humor deprimido constante que persiste por mais de 2 semanas. Entre seus principais sinais estão tristeza exacerbada, perda de interesse ou prazer em atividades rotineiras, acompanhado de irritabilidade, insônia ou excesso de sono, apatia, emagrecimento ou ganho de peso, falta de energia ou dificuldade para se concentrar, etc.
O tratamento da depressão envolve uma ação em conjunto entre a psicoterapia e o acompanhamento psicológico, além é claro da prescrição medicamentosa.
3. Transtornos alimentares
Transtornos alimentares tem sido um dos problemas mais comuns e cada vez mais discutidos nos últimos anos. São muito recorrentes em jovens, existem diferentes tipos de transtornos.
Há a anorexia que se refere a recusa de comer, além de uma distorção da autoimagem provocando perda de peso intencional. Bulimia, que tem ligação ao consumo de grandes quantidades de comida, e depois uma tentativa de eliminar calorias de maneiras prejudiciais como indução ao vômito, uso de laxantes, etc.
O tratamento de transtornos alimentares não é simples, havendo a necessidade de um acompanhamento que envolve desde psicólogo até nutricionistas. A recomendação de medicamentos só é válida a partir da presença de doenças associadas como ansiedade ou depressão.
4. Somatização
Esse tipo de transtorno tem a ver com o comportamento onde a pessoa apresenta diversas queixas físicas, referentes a diversos órgãos do corpo, mas que não dispõem de explicação clínica.
De forma geral, são pessoas que vão constantemente ao médico com muitas queixas e mesmo após a avaliação clínica não apresentam nada.
Em sua maioria, pessoas que sofrem de somatização tendem a apresentar comportamentos de ansiedade e alteração de humor, existindo a necessidade de um acompanhamento psicológico e psiquiátrico para amenizar os sintomas impulsivos relacionados à ansiedade.
5. Transtorno bipolar
A bipolaridade se relaciona com as oscilações de humor repentinas e imprevisíveis. É de se notar quando uma pessoa tem um comportamento excessivamente extrovertido para logo depois entrar em períodos de desânimo e tristeza.
Seu tratamento consiste em consultas ao psiquiatra, assim como um acompanhamento medicamentoso de estabilizadores de humor receitados por esse profissional.
6. Transtorno obsessivo-compulsivo
Conhecido popularmente como TOC, esse transtorno gera pensamentos compulsivos e obsessivos no paciente, de maneira que prejudicam a realização de suas atividades diárias. Entre elas podemos citar exagero na limpeza; obsessão por lavar as mãos; necessidade de simetria; acúmulo de objetos e assim por diante.
Pode ser tratado com um conjunto de acompanhamento psiquiátrico através de medicamentos, assim como a realização de uma terapia cognitivo-comportamental.
Este artigo te ajudou a identificar melhor os sintomas de um possível transtorno emocional?
A Clínica Protheus é um espaço de promoção da Saúde Mental que atende crianças, jovens e adultos nas áreas de Psiquiatria e Psicologia.
Com profissionais qualificados, visão sistêmica e interdisciplinar, a clínica é referência na prevenção e tratamento de transtornos emocionais da infância e adolescência, atendendo de maneira individualizada, ética e diferenciada a população jovem e os adultos.
Localizada na região central de Curitiba, em pleno calçadão da Rua XV de Novembro (Rua das Flores), a Clínica Protheus funciona de segunda à sábado, com horários e espaços exclusivos para o atendimento de crianças e adolescentes.
Realiza Consultas Particulares com valores acessíveis e atende a diversos Convênios.
Agende sua consulta
Rua XV de Novembro, 266, 4° e 5° andares, Curitiba - PR