Como é o protocolo para garantir a privacidade e acolhimento de pacientes nas sessões de terapia?
Existe um protocolo de confidencialidade muito restrito na relação paciente-psicólogo, essencial para preservar a integridade do paciente e a autoridade do profissional.
Em suma, o profissional psicólogo tem o dever de informar ao paciente ou dependendo do caso, ao responsável legal pelo paciente, sobre todos os procedimentos, técnicas e métodos utilizados durante as sessões.
Segundo o Código de Ética Profissional do Psicólogo (CEPP): "é dever do psicólogo respeitar o sigilo profissional a fim de proteger, por meio da confidencialidade, a intimidade das pessoas, grupos ou organizações a que tenha acesso no exercício profissional".
Somente em casos específicos é possível ao psicólogo quebrar o sigilo, visando ao menor prejuízo, bem como observar os casos previstos em lei (Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, Estatuto do Idoso, Declaração Universal de Direitos Humanos, entre outros).
Gostou do post? Então compartilhe!
A Clínica Protheus é um espaço de promoção da Saúde Mental que atende crianças, jovens e adultos nas áreas de Psiquiatria e Psicologia.
Com profissionais qualificados, visão sistêmica e interdisciplinar, a clínica é referência na prevenção e tratamento de transtornos emocionais da infância e adolescência, atendendo de maneira individualizada, ética e diferenciada a população jovem e os adultos.
Localizada na região central de Curitiba, em pleno calçadão da Rua XV de Novembro (Rua das Flores), a Clínica Protheus funciona de segunda à sábado, com horários e espaços exclusivos para o atendimento de crianças e adolescentes.
Realiza Consultas Particulares com valores acessíveis e atende a diversos Convênios.
Agende sua consulta
Rua XV de Novembro, 266, 4° e 5° andares, Curitiba - PR
Comentarios