5 fatores que indicam que você deve procurar um fonoaudiólogo para o seu filho
Quando se trata de fonoaudiologia, muitos pais podem sentir dificuldades em saber se é necessário ou não, recorrer aos serviços desses especialistas.
Geralmente, os trabalhos de um fono são associados a manter a saúde da voz em dia, mas existe uma série de benefícios que o trabalho com esse profissional pode trazer a uma criança. Mas para isso, pais e responsáveis devem conseguir identificar situações que indiquem essa necessidade.
A seguir listamos 5 fatores indicativos de que seu filho deve consultar um fonoaudiólogo.
1. Problemas de deglutição
Disfagia é como chamamos a dificuldade da criança em deglutir o alimento ingerido. Dessa forma, o fonoaudiólogo foca em exercícios que visam recuperar a tonicidade e elasticidade da musculatura na região dos lábios, mandíbula, língua, véu do palato e bochechas, facilitando a passagem do alimento.
2. Gagueira
Cerca de 75% das crianças entre 2 a 4 anos podem apresentar sinais de gagueira fisiológica, que ocorre quando há uma dificuldade em organizar o fluxo de pensamento, em um ritmo natural de fala para contar algo importante.
Quando ela se torna patológica, é necessário consultar o fonoaudiólogo, que além de exercícios irá orientar aos pais as melhores formas de tratar a condição com ações simples no dia a dia.
E falamos desde separar um momento do dia para conversar com a criança, em um ambiente confortável e relaxante, como também evitar situação em que há uma reação negativa aos episódios de gagueira.
3. Rouquidão
Quando a criança demonstra rouquidão na voz com frequência, é outro indicativo de se procurar um fono.
Isso porque essa condição pode estar atrelada ao uso inadequado da voz por esforço exagerado ao falar, ou respiração inadequada. O tratamento visa exercícios para melhorar a capacidade de impostar a voz por meio da respiração, ressonância, altura, intensidade e ritmo.
4. Distúrbios de escrita e leitura
Esse fator está ligado a dislexia, ou a dificuldade que a criança tem em ler e escrever, geralmente a linguagem apresenta trocas e omissões de grafemas.
O fonoaudiólogo irá buscar a correção dessa condição, através de exercícios psicomotores e auditivos, além de orientar a família, repassando aos professores de maneira a cuidar a autoestima da criança.
5. Problemas de fala
O processo de aprendizado da linguagem se dá em etapas, e todos nós passamos por elas nos primeiros anos de vida.
Aos 2 anos de idade crianças já são capazes de formar frases com duas palavras e compreender cerca de 200. Com aproximadamente 4 anos, o esperado é que todos os fonemas sejam adquiridos, inclusive os mais difíceis.
É importante ficar atento a possíveis atrasos em alguma dessas fases, isso vale tanto para os pais quanto pediatras, é necessário buscar o auxílio de um fonoaudiólogo.
Comments